Nenhum produto no carrinho.
Muito além do Lápis Graduado 6B...
Hoje em dia existe uma grande variedade de graduações de lápis. Provavelmente os mais conhecidos são o N° 2, aquele que geralmente utilizamos na escola para escrever. A mina grafite do lápis N° 2 não é nem muito dura nem muito mole, mas bem limitado para quem deseja criar desenhos.
Outro lápis muito conhecido é o 6B, gelamente solicitado no ensino fundamental para as aulas de artes. Esta graduação é mais indicada para desenhos, pois possibilidade atingir uma variedade maior de tons de cinza e criar sombras claras e escuras.
É possível encontrar uma variedades de graduações muito além do N°2 e do 6B, e estas escalas de graduações de lápis ajuda muito na hora de desenhar e criar artes realistas.
Graduações dos Lápis para Desenho
Os grafites são classificados por letras. Códigos que estabelecem o seguinte padrão, tendo o inglês como padrão universal.
H = Hard (duro)
B = Back (preto)
F = Fine point (ponta fina)
HB = Hard + Black (duro + preto)
Conheça exemplos de lápis Graduado para Desenho
O lápis H possui mais argila na sua composição, tornando-o mais duro, fazendo com que solte menos grafite, deixando os traços mais claros e mais precisos. Os lápis H são mais indicados para desenhos técnicos.
Os lápis duros, se usados para sombrear, vão fazer sulcos no papel. Por isso são apropriados para esboços com traços leves e linhas de construção. Quanto maior a sua graduação, mais claros são seus traços.
O lápis HB é o mais comum e usado, por mesclar as características do H e B.
O lápis B tem mais grafite puro. O que o torna mais preto e macio. Pressionando mais, ou menos, o lápis no papel, podemos criar uma variedade de tons usando o mesmo lápis. Também, por soltar mais grafite, o lápis B permite que a gente “esfume” o desenho, espalhando o grafite com os dedos, com suavidade, ou utilizando algodão, e cotonete, por exemplo.
Misturando as diferentes graduações de lápis B em um mesmo desenho podemos obter um resultado melhor.
O lápis B por ser macio e mais escuro é ideal para desenhos artísticos, possibilitando movimentos rápidos e fluidos. Assim expressar uma grande variedade de tons claros e escuros.
Númeração dos Lápis Graduados
Lembrando que os traços mais escuros são obtidos com os grafites de numeração alta, como 9B. E que o os H, mais claros, são também com numeração mais altas. Como o 3H.
HB – Usado mais para desenho técnico
B – Usado para esboços
2B – Usado para esboços
3B – Ideal para a textura da pele
4B – pêlos e cabelos
5B – Usado para as sombras
6B a 9B – Usado para as sombras mais escuras
Duro
Lápis 9H / Lápis 8H / Lápis 7H / Lápis 6H / Lápis 5H / Lápis 4H / Lápis 3H / Lápis 2H / Lápis H
Médio
Lápis F / Lápis HB / Lápis FG
Macios
Os lápis macios são usados para obter traços escuros.
Lápis B / Lápis 2B / Lápis 3B / Lápis 4B / Lápis 5B / Lápis 6B / Lápis 7B / Lápis 8B / Lápis 9B
Materiais Indicados
Se você busca um bom conjunto de lápis grafite graduado, recomendo este Estojo da Caran D’Ache, que contém 15 lápis graduados essênciais.
O Estojo de Lápis Caran d'Ache Graphite Line Metal Box 15 contém um conjunto de lápis Grafwood, que foi especialmente desenvolvido para desenho artístico e técnico profissional, produzida com puro grafite selecionado. Este estojo é composto das seguintes graduações: 4H, 3H, 2H, H, F, HB, B, 2B, 3B, 4B, 5B, 6B, 7B, 8B e 9B.
São 15 graduações. Cada lápis medindo 17,5cm de altura e 8mm de diâmetro. Em formato hexagonal. Sendo o estojo redondo em lata leve. O que é ideal para transportar e realizar estudos fora do seu ambiente de desenho.
Instrumento:
O Lápis Graduado Grafwood ainda é a ferramenta imbatível para se desenhar, por ser um instrumento suave, e proporcionar um prazer incomparável ao ser usado. Todo lápis é composto de grafite, com uma pequena mistura de chumbo ou de argila, para dar traços mais escuros ou mais duros, de acordo com suas graduações. Sendo envolvido por uma madeira apropriada.
Os Lápis Graftwod da Caran D’Ache duram mais, possuem peso ideal, são fáceis de manter suas propriedades e tem melhor aproveitamento. Ainda, se considerar que podemos usar prolongadores, aproveita-se até os toquinhos. Rendem o máximo, misturando os diferentes lápis, com facilidade, a variedade de tons.
Papéis
É preciso combinar bem o papel para desenho com o grafite. O papel influencia o desempenho dos lápis e a aparência final da arte. Use lápis em papel que tenha textura em vez de ser completamente liso. Pois a textura “agarra” o lápis o que possibilita uma bela linha. Ou seja, papéis ásperos são melhores para o lápis.
Um bom lápis torna o artista melhor!