Nenhum produto no carrinho.

Subtotal: R$0,00
Aug 31 ,2016

Penas para Caligrafia

As penas de caligrafia são pontas de metal de variados formatos, e o sistema de mergulhar essas penas em uma tinta fazem parte de um ritual particular extremamente valorizado e que proporcionam um aspecto estético imbuído de refinamento e cultura.

A escolha da pena adequada é uma questão do tipo de caligrafia desejada e o nível estético procurado.

As penas adaptadas a um cabo adequado são escolhidas entre as mais variadas disponíveis e, uma vez mergulhada na tinta, apoiada ao suporte - no caso o papel - a carga líquida flui por contato e, controlada pelo calígrafo, resulta na escrita desejada, da mais simples até a mais rebuscada.

Características das Penas Caligráficas

As penas para caligrafia variam em relação ao tamanho da ponta, material e formato da ponta.

Tamanho das Pontas

Geralmente as penas fechadas possuem tamanhos diferentes, possibilitando ao calígrafo escolher a largura da ponta da pena. Já as penas abertas possuem um corte vertical na ponta, o que permite aumentar a largura do traço durante a escrita ao pressioná-la na superfície. 

Penas Caligráficas Fechadas   Flexibilidade das Penas Caligráficas 

Tipo de Escrita

Penas chanfradas são comumente utilizadas para escrever alfabetos góticos, romanos e unciais. Já as penas de ponta fina são utilizadas para escritas copperplate e ornamentos.

Escrita Caligráfica Gotica   Escrita Caligráfica Copperplate

Formato das Pontas

As penas caligráficas também possuem uma variedade enorme em relação ao formato das pontas, podendo ser redondas, quadradas, obliquas, largas, estreitas, entre outras, possibilitando a escrita de diversos tipos de letras como romanas, itálicas, góticas, rústica, quadrada, uncial, insular, carolíngia, copperplate e maping.

Traços Penas Caligráficas

Arte Caligráfica

A escrita caligráfica não se restringe apenas à escrita de letras, mas também são muito utlizadas para desenhar e criar convites de casamento.

Arte com Pena Caligráfica   Arte com Pena Caligráfica

Tipos de Penas Caligráficas

Com relação ao material da pena, é possível encontrar penas de metal (cobre ou bronze), Penas de Bambu, Penas de Vidro e Penas de Lata Luthis.

Tipos de Penas Caligráficas

Reservatório

O reservatório para pena caligráfica é um acessório que podemos encaixar na pena metálica possibilitando fluxo constante de tinta por um tempo maior.

Reservatório Pena Caligráfica   Pena Caligráfica com Reservatório   Penas Caligráficas com Reservatório

Cuidados com as Penas Caligráficas

Algumas penas são fornecidas guarnecidas de uma fina camada de óleo para proteção anti ferrugem, camada esta que deve ser eliminada pelo praticante, senão pode ocorrer da tinta não aderir à superfície. Para remover essa proteção, o ideal é utilizar solventes para penas como por exempo, os da Speedball.

Após lavar a pena, utilize um pano macio para enxugá-la. O mesmo procedimento deve ser realizado para remover a tinta da pena caligráfica. 

As penas de metal também podem ser afiadas usando as pedras específicas para esse fim.

Limpando Pena Caligráfica   Solventes Speedball para Penas de Caligrafia

 

Last Update 2016-11-28 16:37:38
Read 1408 Times
Published In Caligrafia Artística