Nenhum produto no carrinho.

Subtotal: R$0,00
Jan 10 ,2016

Tinta para Caligrafia

A escolha da tinta para caligrafia depende de vários fatores, como papel e o resultado visual que queremos obter.

Tinta para Caligrafia

Basicamente as tintas líquidas podem ser utilizadas para a escrita caligráfica, porém, precisamos dar atenção à consistência da tinta, pois se ela for muito líquida, escorrerá rapidamente pelo bico de pena, manchando o traço. Já se a tinta estiver muito grossa ela não irá escorrer no volume adequado, podendo deixar a escrita grosseira.

Por isso deve-se ficar atendo à consistência da tinta, se ela estiver com transparência pode significar que está fina, já se a tinta estiver acumulando na pena, pode siginificar que está muito grossa.

No vídeo abaixo é possível perceber a diferença na consistência da tinta guache ao ir misturando-a com água.

Lembrando que cada papel possui suas características, portanto, é importante realizar testes para chegar até o traço ideal.

A Tinta Guache por exemplo, por ser uma tinta mais consistente, podemos misturá-la com água, até obter a consistência que desejamos. A Tinta Guache Talens assim como a Pelikan Plaka (à base de caseína) possuem uma variedade de cores, o que permite efeitos e escritas diferentes na hora da escrita artística, além de ter um bom rendimento.

Tinta Guache Talens Tinta Pelikan Plaka para Caligrafia

Também temos as Tinta Nanquim, uma opção para quem está inciando na caligrafia e tem dificuldade para atingir o ponto da tinta guache. Porém, na tinta nanquim não é possível engrossá-la.

Geralmente as tintas naquim estão disponíveis na cor tradicional preta, porém, é possível encontrar algumas marcas que oferem tintas coloridas como a Koh-I-Noor. Outras marcas muito conhecidas de Tinta Naquim são Talens e Lefranc.

Tinta Nakin LefrancTinta Nankin Colorida Koh-I-Noor

Além da Tinta Guache e Naquim, temos a tinta propriamente dita "Tinta para Caligrafia" de uso profissional, utilizada por calígrafos, aerógrafos, trabalhos artísticos entre outros, que requerem tintas com qualidade profissional. Essas tintas podem ser a base de resina acrílica como as tintas para caligrafia profissional da Speedball ou com pigmentos refinados como as tintas para caligrafia artística da Lukas.

Tinta para Caligrafia Speedball

Para finalizar, na hora de escolher a tinta para caligrafia, o ideal é experimentar! Principalmente se você está iniciando nessa arte milenar. Teste os diversos tipos de tintas na variedades de suportes que deseja trabalhar. Provavelmente você se adaptará com cada uma delas.

Last Update 2017-04-10 15:16:07
Read 787 Times
Published In Caligrafia Artística