Nenhum produto no carrinho.

Subtotal: R$0,00
Dec 12 ,2016

Tintas para Pintar Aquarela

A Aquarela é uma tinta onde os pigmentos são diluídos em água, por isso a denominação técnica úmida. As principais características técnicas da aquarela são a luminosidade e a transparência...

As tintas para aquarela também diferem com relação a forma que se apresentam, fabricação e categoria de tinta.

 

Quais as formas que as aquarelas se apresentam?

A forma que a tinta aquarela se apresenta não influencia na qualidade do trabalho, essa característica leva muito em conta o gosto do artista pelo modo que prefere pintar.

 

Aquarela em Pastilha

Aquarela em Pastilha Van GoghAquarela em Pastilha PebeoAquarela em Pastilha Rembrandt

A aquarela em pastilha se apresentam de forma sólida e compacta. Talvez seja a mais prática para usar, pois é só abrir o estojo e usar um pincel úmido para misturar sua tinta.

A maioria dos estojos de aquarela em Pastilha já vem com um pequeno espaço, um pequeno godê para preparar sua mistura.

Alguns estojos de Aquarela em Pastilha também permitem que você compre pastilhas avulsas para repor caso alguma cor acabe antes que as outras.

 

Aquarela em Tubo

Aquarela em Tubo ReevesAquarela em Tubo RembrandtAquarela em Tubo Lukas

A aquarela em tubo se apresenta de forma viscosa, e exige um godê ou algum outro recipiente onde você possa misturar sua tinta com água e prepará-la antes de passar para a sua pintura.

Você pode misturá-la com mais água para que a cor fique mais diluída, mais transparente, ou com menos água para um efeito de cor mais denso.

Também é utilizada a Goma Arábica pura de forma líquida para aumentar a transparência da tinta.

 

Aquarela Líquida

Aquarela Liquida Aqualine

A aquarela líquida é muito fácil de usar: vem pronta em pequenos vidrinhos, que você só precisa abrir, usar um pincel para retirar a tinta e pintar no papel.

 

Componentes na fabricação da aquarela

A tinta aquarela possui em sua composição basicamente a Goma Arábica, que funciona como aglutinante para fixar o pigmento ao papel e o próprio Pigmento que resulta na cor da tinta. Outros aditivos também são utilizados em sua fabricação como glicerina, umectante e biocidas entre outros.

No momento da fabricação, são esses ingredientes que determinam as características da tinta no momento da pintura pela sua reologia.

Aquarelas consideradas Profissionais são fabricadas com pigmentos de alta qualidade, assim como seus componentes, garantindo durabilidade ao longo dos anos.

 

Pigmentos

Pigmento Artístico

O Pigmento Artístico é um dos principais ingredientes das tintas artísticas. Na fabricação são utilizadas técnicas de composição pigmentária. Tanto as aquarelas formuladas com um só pigmento ou nas compostas com mais de um deles há diferenças de resultados nas misturas obtidas pelo aquarelista.

Nas embalagens das tintas você geralmente irá encontrar um código chamado de Color Index, que se refere àquela cor, como por exempo PY = Yellow, PV = Violet, PBr = Brown. Esses códigos também podem vir seguidos de um número que representa a cor dentro de cada tom.

Através desse código você poderá chegar até a cor similiar entre as marcas, pois o nome da cor pode ser o mesmo de um fabricante para outro, porém, os pigmentos utilizados serão diferentes, o que resultará em cores diferentes.

Last Update 2017-04-10 14:40:46
Read 1002 Times
Published In Pintura Aquarela