Nenhum produto no carrinho.

Subtotal: R$0,00
Jan 08 ,2016

Uma Breve História sobre a Caligrafia Artística

A história da caligrafia do grego kallos+graphos = beleza+escrita, remonta a Alta Antiguidade. Etruscos e depois os Romanos já exerciam a escrita em suportes diversos mas principalmente em papiro. Predominando na Caligrafia qualidades como elegância, beleza e uniformidade.

Suportes Escrita Caligráfica Antiga

Para isso utilizavam as penas de aves, os arbustos cortados em bisel denominados cálamos, entre outros. Já naquela época a tradição da caligrafia convencionava uma estética e escola nas letras.

 

Penas Caligráficas Antigas

 

As tintas também eram preparadas com diversos materiais. Já com o aparecimento dos papéis fabricados com os trapos a caligrafia tomou um grande impulso.

A caligrafia também foi usada comercialmente pelos ilustradores publicitários até o advento da década de setenta, data em que outras fontes de letras se tornaram disponíveis.

Essa década também marcou a caligrafia como uma arte em si pelo interesse de vários grupos que formaram associações para preservar a prática da escrita. Nessa época as escolas básicas eliminaram a matéria de caligrafia no ensino público.

 

Caligrafia Artistica

 

A escrita caligráfica, ainda hoje, costuma ser utilizada principalmente em convites de casamento e eventos importantes, no design de fontes, na arte sacra, de logotipos, no design gráfico, nos anúncios, em inscrições em pedra e em documentos memoriais.

Last Update 2016-11-10 17:25:52
Read 579 Times
Published In Caligrafia Artística