Detalhes
Um dos mais conhecidos e respeitados artistas brasileiros, Mozart Couto, por meio da editora paulistana Criativo Mercado Editorial, apresenta uma obra didática na qual dispõe seu talento e técnica no ensino do desenho em estilo mangá.
Em mais de três décadas de carreira, Mozart Couto se celebrizou como ilustrador e como desenhista de histórias em quadrinhos, principalmente por sua excepcional habilidade em ilustrar a figura humana avolumada, nos moldes do mítico capista norte-americano Frank Frazetta. Sua série de mulheres guerreiras e sensuais é um ícone da arte da ilustração e Mozart, desde o início, ganhou a admiração de artistas e editores de todo País, além de milhares de fãs, o que o conduziu a uma vitoriosa carreira internacional posterior.
Neste volume, Técnicas de Mangá, Mozart Couto manifesta outra de suas principais qualidades, a versatilidade que o leva a transitar por outras áreas do desenho, no caso, o mangá, o hoje popularíssimo quadrinho japonês, muito apreciado universalmente por leitores mais jovens de HQs.
Técnicas de Mangá apresenta o mestre, com a sua ampla experiência, orientando seus alunos/leitores como melhor usar penas, grafite e pincéis na representação desse tipo específico de arte sequencial, desde figuras as humanas em suas expressões, mais a natureza e seus elementos, e outros temas comuns ao mangá, como os samurais e as lutas marciais, os veículos e os robôs, ensinando o uso arguto das hachuras na demonstração do movimento, além dos truques na utilização dos materiais para se obter os melhores resultados.
Um capítulo inteiro do livro é dedicado à maneira de empregar as delicadas penas de bambu — um recurso a mais para se ganhar maior fluidez no traço —, tendo ainda o mestre o capricho de ensinar como produzir essas penas, com um detalhado “passo a passo” ilustrado.
TÉCNICAS DE MANGÁ
Editora: Criativo Mercado Editorial
Autor: Mozart Cout
ISBN 978-85-64249-22-6
Formato: 17 x 24 cm, lombada quadrada
96 páginas
SOBRE O AUTOR
O mineiro de Juiz de Fora Mozart Couto é um talento revelado pela editora paranaense Grafipar, onde começou a trabalhar profissionalmente como desenhista e roteirista de HQs em 1979.
Em seguida, produziu para editoras diversas do eixo Rio-São Paulo, recebendo, em 1986, o Prêmio Angelo Agostini da Associação de Quadrinhistas e Cartunistas de São Paulo, como melhor desenhista. A partir de 1988, começou a exportar seus trabalhos para a Europa, que foram publicados em álbuns de HQs e tiras de jornais, na Bélgica, França, Alemanha, Dinamarca e Holanda.
Em 1993, passou a trabalhar para o mercado norte-americano, colaborando nas revistas da Marvel, DC, Acclaim, Dark Horse e Image. No início da década passada, colaborou com a editora Opera Graphica, produzindo capas para publicações do herói O Fantasma e álbuns com suas célebres guerreiras.
Atualmente, o trabalho de Mozart Couto é mais voltado para a ilustração de livros didáticos e paradidáticos, de literatura e de RPG, para as editoras FTD, Saraiva, Ática, Melhoramentos, Paulinas, Record, Ave-Maria, Moderna e Scipione.
Mantém o blog http://blogdodesenhador.blogspot.com/
CONTEÚDO
HACHURA
Aprenda a valorizar o desenho de mangá com as dicas sobre técnicas de como usar, de forma mais eficiente e criativa, os traços paralelos e sobrepostos, realizados com grafite e nanquim.
EFEITOS DA AGUA
As formas como a água é representada graficamente no desenho de mangá — tanto em desenhos mais estilizados, com economia de traços, quanto em estilo mais realista, com maior grau de elaboração nos detalhes.
HACHURA
Aprenda a valorizar o desenho de mangá com as dicas sobre técnicas de como usar, de forma mais eficiente e criativa, os traços paralelos e sobrepostos, realizados com grafite e nanquim.
VEICULOS
Desenhe carros, motos, caminhões em estilo mangá, usando o tracejado das linhas de movi¬mento para conseguir expressar as graduações de velocidade que deseja, respeitando as proporções de tamanho entre veículos e figuras humanas.
DESENHANDO COM PENAS DE BAMBU
Produza desenhos que expressem força, impacto e movimento, com uma técnica que emprega penas feitas de bambu — aprenda a fabricar esse tipo de pena com um passo a passo ilustrado.